Os sistemas de portaria remota podem ser usados para abrir o acesso a veículos e pessoas. Também pode ser utilizado em escritórios, residências ou qualquer outro tipo de edificação. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Estes sistemas de portaria remota oferecem uma alternativa à contratação de pessoal de segurança; é um substituto tecnológico para a necessidade de porteiros humanos. Com isso, elimina grandes custos com todas as contratações e falhas operacionais. A vigilância através de sistemas de portaria remota é realizada por meio de um centro externo que não está vinculado ao local da empresa ou prédio.
Como funcionam os sistemas de portaria remota?
Uma tecnologia de sistemas de portaria remota pode ser formada a partir de uma combinação de câmeras, interfones eletrônicos, sensores de voz e presença e dispositivos de monitoramento conectados à internet. Estes podem ser colocados em locais específicos para monitorar veículos e pessoas entrando e saindo de uma área.
Os funcionários não precisam mais pagar para acessar o prédio por meio de entradas eletrônicas. Estes podem ser acessados com senhas numéricas, identificação por impressão digital ou cartões de liberação com datas de acesso específicas.
Ao transportar materiais ou entregar convidados ao centro, as pessoas devem primeiro obter permissão da administração. Isso geralmente é feito no momento da entrada no prédio ou durante o transporte. Funciona da seguinte maneira:
- No momento da chegada, um sistema de porteiro eletrônico entra em ação automaticamente.
- A central remota confirma a identidade do chamador antes de atender.
- Antes que um visitante possa entrar nas instalações, ele deve receber a aprovação do gerente de negócios ou residente.
- Os visitantes obtêm acesso à base lunar assim que seu pedido é aprovado.
Alguns visitantes recebem um código de acesso temporário ou código QR que podem usar para acessar os arquivos da empresa remotamente. Isso permite que eles sejam ainda mais independentes ao lidar com um visitante inesperado.
Vantagens em contar com sistemas de portaria remota
Em vez de pagar o custo total dos trabalhadores, o contratante conta com uma empresa responsável pelos sistemas de portaria remota. Essa ideia centraliza o controle, pois é desnecessário empregar vários guardas em cada entrada ao sediar um grande evento. Além disso, a portaria não precisa mais pagar mão de obra.
O baixo custo dos sistemas de portaria remota o torna altamente desejável. Cobrando um preço baixo por seus serviços, as portarias digitais representam uma parcela significativa das despesas de uma empresa ou condomínio.
É importante entender como o sistema funciona para enfatizar adequadamente o fato de que todos os dados de áudio e vídeo são armazenados e podem ser usados para verificação posterior. Isso possibilita, inclusive, a elaboração de índices e relatórios sobre a quantidade de liberações feitas por visitantes ou a quantidade de veículos que entraram em uma fábrica em um determinado período de tempo.