A portaria virtual é um recurso que vem sendo utilizado por diversos condomínios em todo o território nacional, especialmente em prédios de grandes centros urbanos. O que faz com que a portaria virtual seja tão requisitada vai muito além do quesito segurança.
Mas você sabe o que é uma portaria virtual? Será que o meu condomínio precisa disso? Continue lendo esse artigo que preparamos e saiba tudo sobre as portarias virtuais!
O que é uma portaria virtual?
A portaria virtual também pode ser conhecida como portaria remota ou e-portaria, esse serviço faz a substituição dos porteiros físicos de um prédio comercial ou residencial através de um sistema de tecnologia de monitoramento e controle.
As principais vantagens de uma portaria virtual vão desde o controle do fluxo de entradas e saídas de pessoas, mercadorias e encomendas, fazendo um monitoramento real e 24 horas por dia de todas as áreas comuns da edificação.
Fazemos a instalação de câmeras e todas as imagens são passadas para uma central de monitoramento onde são analisadas em tempo real por uma equipe de profissionais. Além do uso de câmeras, utilizamos outros recursos tecnológicos que auxiliam no bom funcionamento do sistema, como o reconhecimento de voz, biometria, sensores de presença conectados via internet e tags entregues aos moradores e visitantes, o que faz com que o acesso seja liberado sem a necessidade de entrar em contato com a central.
Mas afinal, quais as vantagens em investir em uma portaria virtual?
1- Garante mais segurança para a edificação
Esse é um dos mais óbvios benefícios de uma portaria virtual, visto que toda a tecnologia implementada na edificação é capaz de aumentar a segurança do condomínio, além disso, os profissionais ficam protegidos em uma central.
Colocamos câmeras em todos os locais estratégicos, além de sensores de presença em partes externas e internas (o que dificulta que criminosos escalem e pulem paredes), os controles remotos podem ser entregues com um botão de pânico, se algum morador perceber alguma situação anormal pode apertar o botão e solicitar ajuda.
2- Você valoriza ainda mais o seu imóvel
Quanto maior for a segurança nas áreas internas e externas de um imóvel, mais valorizado ele será!
Sabemos que alguns fatores devem ser considerados, entretanto, contar com recursos tecnológicos que facilitam o acesso aos moradores, o controle da entrada e saída e o monitoramento 24 horas são fatores decisivos para pessoas que desejam comprar ou alugar imóveis.
3- Diminui a taxa de condomínio
Esse tópico é complementar ao anterior, pois algumas pessoas têm a falsa ideia de que uma portaria virtual irá aumentar as despesas de um condomínio. Entretanto, com ela você consegue reduzir as despesas porque a folha de pagamento de uma pessoa que trabalha em portaria é extensa e uma central passa a gerir este departamento. Outro fator que contribui para o melhor custo-benefício é que as centrais monitoram várias portarias ao mesmo tempo, o que torna o valor ainda mais justo.
Prédios que contam com poucas unidades costumam pesar mais nas taxas de condomínio por conta dos custos das folhas de pagamentos dos funcionários. Através da implementação de um portaria virtual, a taxa do condomínio pode cair em até 50%.
4- Elimina erros e fraudes
Outra vantagem da portaria virtual é a diminuição de erros, especialmente na entrada de pessoas não autorizadas. Em uma portaria virtual não existe a possibilidade de liberar o acesso de pessoas não autorizadas. Mas isso significa que eu não poderei receber visitas? Não, cada morador deve elaborar uma lista com as pessoas autorizadas e enviar para a central, onde iremos cadastrar os seus respectivos documentos.
5- Traz mais praticidade ao condomínio
Além de mais segurança, com uma portaria virtual você consegue mais praticidade.
Hoje em dia, nós consumimos muito pela internet o que faz com que muitas encomendas cheguem para nós constantemente e a portaria virtual é capaz de deixar o processo ainda mais prático. Funciona assim: o entregador toca o interfone e o morador é notificado pela nossa central, assim, você pode ir de encontro ao entregador. Uma outra forma de entrega é quando o entregador toca diretamente na sua residência, mas isso varia de acordo com o que foi acordado entre a central e o condomínio.
Para o recebimento de correspondências, encomendas e o acompanhamento de prestadores de serviço, isso continuará sendo responsabilidade do zelador.
Além disso, a praticidade também acontece durante a sua entrada e saída do condomínio, estando você em um veículo ou não. Em alguns casos é entregue uma tag com sensor, onde você faz a aproximação no aparelho de entrada da porta ou garagem e ela abrirá para você.
E aí, está convencido em investir em uma portaria virtual? Se a resposta for positiva, conte sempre com a Premier Monitoramento!