Você já deve ter se deparado com diversas residências e edificações comerciais cercadas por cercas elétricas. Esse item de segurança é usado principalmente para prevenir invasões ao local.
Acompanhe esse artigo que preparamos para você e saiba tudo sobre a instalação de cercas elétricas em edificações comerciais, industriais e residenciais.
O que é uma cerca elétrica?
A cerca elétrica é um equipamento de segurança desenvolvido para evitar o acesso de pessoas não autorizadas nas edificações. A intensidade presente na corrente elétrica da cerca pode causar as mais variadas reações, indo desde um simples desconforto até uma dor mais aguda, o que dificulta a entrada do invasor.
As cercas elétricas podem ser usadas em ambientes residenciais, rurais e industriais, as tensões variam de acordo com as necessidades apresentadas no projeto.
A principal função de uma cerca elétrica é emitir corrente elétrica pelos fios que correm ao longo do perímetro da propriedade, por isso, o nome técnico dela é eletrificador. Mas é importante salientar que o choque produzido não é letal!
Você pode instalar cercas elétricas em locais diferentes e com funções específicas, mas lembre-se que a potência do choque é baixa o suficiente para não ser letal, entretanto, ela consegue espantar invasores.
Quais são os principais tipos de cercas elétricas?
Atualmente, é possível encontrar dois tipos de cercas elétricas no mercado, as monitoradas e as não monitoradas. A cerca elétrica monitorada possui uma integração com uma central de alarme, elas são comumente conectadas a uma empresa que fica responsável por fazer a segurança e o monitoramento, se as cercas forem tocadas a empresa será avisada através de um alarme.
O outro modelo disponível é a cerca elétrica não monitorada, como o nome já diz, ela não conta com canais de monitoramento. Outras formas de proteção de perímetro são a concertina e o alambrado, mas vale lembrar que esses não são considerados cercas elétricas.
O que a Lei diz sobre as cercas elétricas?
Antes de instalar uma cerca elétrica na sua edificação, é extremamente importante que você verifique a legislação, pois caso contrário você poderá se encrencar com a fiscalização.
A Lei Estadual número 1113/2002 é a responsável por regulamentar o uso da cerca elétrica, nela você encontra as seguintes exigências:
- A cerca tem que ter uma altura mínima de 2,5 metros;
- Sua voltagem máxima pode chegar até 10 mil volts e distribuídos em até 2,5 mil volts em cada fio;
- A energia tem que ser eletrostática;
- Deve possuir corrente elétrica com amperagem próxima a zero.
O CREA (Conselho Regional de Engenharia) é o órgão responsável por fiscalizar as cercas elétricas, quando qualquer irregularidade é encontrada esse órgão é o responsável por notificar o infrator. Após a visita do fiscal, o proprietário do imóvel conta com um prazo de 10 dias para fazer a regularização, podendo receber uma multa de até R$451,50 caso não cumpra o prazo estipulado.
Além disso, a empresa responsável por realizar a instalação da cerca elétrica precisa estar devidamente habilitada pelo CREA e com toda a documentação estabelecida. Os responsáveis pela instalação também devem apresentar uma cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para o proprietário do imóvel, o documento deve conter todas as informações técnicas referentes a cerca elétrica.
Como fazer a instalação de cerca elétrica?
Você já imaginou como funciona o processo de instalação de uma cerca elétrica? Depois de todo a parte teórica que descrevemos até aqui, chegou a hora de descobrir como funciona o processo de instalação desse item.
Mas é importante ressaltar que a instalação deve ser feita apenas por um profissional ou empresa devidamente habilitada e qualificada, sempre seguindo os padrões determinados pelos órgãos vigentes em território nacional.
O responsável pela instalação deve seguir algumas orientações:
- O eletrificador deve contar com certificação do INMETRO;
- Sempre verifique se o local de instalação conta com vegetação próxima, se houver fique sempre distante da mesma;
- Preste sempre atenção na distância mínima de 4cm entre os cabos de alta isolação, não passe ele junto com os outros cabos;
- Se atente a distância entre a central de choque e a cerca elétrica, elas precisam ter no máximo 70 metros;
- Lembre-se sempre de colocar a placa de aviso, para sinalizar que ali possui uma cerca elétrica;
- A instalação da cerca deve ser perpendicular ou então voltada para o interior da edificação e sem vergar.
Outra parte importante da instalação é sobre o local que irá receber a base do eletrificador, esse local deve conter as seguintes características:
- Local que não chame atenção;
- Semiaberto na parte externa da propriedade;
- Longe do acesso de crianças e animais;
- Fácil acesso para manutenções.
Faça testes na sua cerca elétrica após a instalação
É recomendado realizar testes assim que a instalação da sua cerca elétrica for finalizada. Recomendamos que você teste o disparo do eletrificador, verifique a tensão mecânica de toda a fiação, inspecione toda a extensão da cerca elétrica para identificar possíveis problemas, assim, você garante que tudo está funcionando perfeitamente.
Se ficou interessado em saber mais, chame a Premier Monitoramento para conversar!