Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar pessoas que estão em busca de soluções para proteger o seu espaço. Uma das soluções mais aplicadas é a colocação de equipamentos de segurança perimetral, como as cercas elétricas e concertinas.
Tanto as cercas elétricas quanto as cercas concertinas apresentam uma série de vantagens e são excelentes opções para garantir a proteção e evitar problemas, entretanto, elas têm diversas características que as diferenciam.
Para esclarecer todas as suas dúvidas, a Premier Monitoramento preparou esse texto para você, iremos apresentar as principais características de cada modelo e as suas respectivas vantagens e desvantagens. Tenha uma boa leitura!
Principais características da cerca concertina
A cerca concertina se destaca no mercado por trazer uma proteção eficiente, sendo capaz de atuar bem nos mais variados cenários, podendo ser colocada em edificações comerciais, industriais, residenciais ou rurais. É um modelo que se popularizou por conta de contextos militares, o que comprova a sua alta resistência.
Dentre as suas principais características podemos destacar:
- Aço em formato espiral;
- Diâmetros variados;
- Conta com lâminas perfurantes e letais.
Esse modelo é bastante usado como barreira física e psicológica, pois conta com um visual intimidador e que desencoraja a ação de bandidos. Você não consegue tocar com as mãos ou tentar cortar com o auxílio de um alicate sem ficar ferido, por isso, é bastante provável que bandidos não invadam a sua propriedade por conta dela.
Além disso, a cerca concertina entrega uma série de vantagens e benefícios. Um dos principais benefícios é a sua excelente relação custo-benefício, já que tanto o material quanto a instalação podem ser feitas por um valor acessível. Além disso, tomando os devidos cuidados com o seu equipamento trará uma vida útil bastante longa ao mesmo.
Toda a instalação da cerca concertina é realizada de forma simplificada, o profissional designado a essa tarefa deve seguir criteriosamente todas as normas e legislações vigentes em território nacional, além de usar as ferramentas recomendadas. Outra vantagem é que depois que a instalação é concluída, você não terá que se preocupar com manutenções.
Entretanto, a desvantagem da cerca concertina é que ela tem um visual bastante intimidador, o que pode interferir na imagem da sua edificação. Além disso, se você optar pela instalação dessa cerca deverá ter atenção redobrada, especialmente se o local de instalação tiver a visita de animais domésticos e crianças. O material da cerca é muito cortante, o que pode causar machucados com o mínimo de contato.
Principais características da cerca elétrica
A cerca elétrica utiliza condução elétrica com pulsos de choques que afastam potenciais invasores. Esse modelo é bastante encontrado em áreas urbanas, entretanto, também existem modelos de cercas elétricas para áreas rurais, usadas para a contenção de bovinos, por exemplo.
A principal diferença entre a cerca elétrica e a cerca concertina é que essas contam com um visual mais discreto, fios com menor espessura e voltagem ajustável. Ou seja, ela não irá atrapalhar na estética da sua edificação.
Além desse minimalismo visual, podemos citar outras vantagens na cerca elétrica. Uma das suas principais vantagens é a central de choques intermitentes, ou seja, o contato dura apenas 1 segundo e é capaz de gerar 50 pulsos por minuto divididos em até 10 mil volts. Além disso, ela conta com um baixo consumo de energia, ou seja, você não terá aumentos na sua energia.
A cerca elétrica também conta com um sistema de alarme sonoro e sensores, sendo possível anexar um alarme que será responsável por acionar a central de polícia e monitoramento, além de também contar com sensores de movimento inteligentes, ou seja, nada passará despercebido e será muito difícil algum invasor conseguir adentrar a sua propriedade.
Outra vantagem é a sua bateria que apresenta autonomia de até 12 horas, sendo assim, mesmo com cortes de energia a sua cerca ainda irá desempenhar o seu papel.
Entretanto, a principal desvantagem da cerca elétrica é a sua instalação mais complexa, pois será necessário contratar um técnico em eletricidade, dessa forma, você evita acidentes e contratempos e garante que todo o processo seja feito corretamente. Além disso, dependendo do local onde você for colocar o seu equipamento, será necessário obter autorização do vizinho, em casos onde a instalação não é permitida, a cerca deverá ser instalada voltada para o terreno do proprietário da instalação.
Você precisará se atentar às datas de manutenção de rotina, além de também verificar a vida útil da bateria, que deve ser trocada periodicamente, mesmo quando não apresentar desgastes aparentes. O mesmo vale para os fios de alta tensão, fios de aço e isoladores.
Mas afinal, qual modelo de cerca é o melhor?
Não existe uma pergunta pronta para essa pergunta. Isso porque é necessário comparar as propostas e observar qual delas se encaixa melhor na sua edificação. Se você tem um orçamento reduzido, a cerca concertina pode ser a melhor opção, entretanto, se você for observar os benefícios, as cercas elétricas podem valer mais o investimento.
Entretanto, se formos analisar separadamente cada um dos benefícios de ambos os modelos, nos damos conta que a cerca elétrica e concertina são complementares, ou seja, elas podem ser utilizadas ao mesmo tempo para assegurar mais segurança e proteção perimetral. Entretanto, é necessário que você siga criteriosamente os padrões recomendados por um profissional de segurança, ele será capaz de elaborar um método mais adequado e eliminar possíveis riscos.
Gostou do assunto e quer saber mais sobre? Chame a Premier Monitoramento para conversar.